segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

DE TUDO

De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!
autor:eu


Raramente Eu Posto Poemas Alheios, Mas Este, Fiz Questão de Pedir à Autora M.O. Postado na Sua Page do FB.
Obrigado e Parabéns M.)

TEORIA DO COCÔ

Eu Sei, É Desagradável e "Se Mexido, Fede" Mas Hoje Eu Decidi Falar do Cocô! O Mais Orgânico dos Dejetos que Nos Mostra Cotidianamente, a Nossa Irmandade Animalesca Junto às Outras Espécies; Condição Esta que Absortos, Contemplativos e Especulativos, Testemunhamos Diariamente a Cada Evacuação do Nosso Trato Digestório! O Cocô Tem Muitos Nomes e Denominações! Tem Alcunhas Também Mas Todos Gostam Deste Nome (Cocô),Porque "Infantiliza" a Fisiologia Biodigestora e Retira do Material Bizarro, os Mal-Cheiros Sulfurosos dos Cocôs Alheios (Já que Nós Podemos Suportar ou Tolerar os Nossos Próprios Gases e Temos Todos, uma Feliz Convivência Relacional com as Nossas Fezes!). By the Way, Compartilhar os Flatos ou Testemunhar a Evacuação do Outro, É para Muitos, uma Prova de Amor (Amor Precisa de Provas?). Mas Afinal de Contas, o Que É o Cocô? Do Ponto de Vista Biológico, É o Resultado do Processo de Degradação e Incorporação do Bolo Alimentar, Sendo Tão Diferente Quanto São as Pessoas ou as Suas Posses e Dietas! Os Carnívoros, Doentes e Alcoolizados em Regra, Tem Fezes Catinguentas! Adolescentes que se Encharcam de Fast-Food e Biscoitos Recheados de Gordura Trans, Estão Condenados. As Jovens Senhoritas e as Senhoras, Discretíssimas; Tem Fezes Mais Cheirosas que os Demais Mas É a Quantidade e Qualidade do Que Entra, que Vai Determinar o Que Sai Mas em Regra, 400 Gramas de Material Pastoso São Dejetados, Um pelo Outro, por Cada Humano Devolvendo à Mãe Natureza, Considerando os 7 Bi e 200 Milhões de Humanos Defecantes, 18 Toneladas de Nitrogênio; 8 Mil Quilos de Fósforo; 12.000 Quilos de Potássio! Atualmente, 10% da População Mundial Já Utiliza as Fezes Humanas na Adubação Direta da Agricultura de Subsistência, Mesmo Sem Se Preocupar com os 100 Ovos de Vermes, os 1.000 Cistos de Parasitas; o Milhão de Bactérias e 10 Milhões de Vírus que Reciclam por Cada Grama de Fezes Humanas, que Matam 1 Criança a Cada 15 Segundos na Terra! Eu, que Já Fiz Muitas "Fezes" na Vida, (Uma Média de 6.000 Quilos) Posso Dizer, Com Intimidade Biológica, Financeira e Relacional, que Querendo Todos Assumir ou Não; Somos Seres Defecantes, Tanto na Vida Quanto no Corpo e a Nossa "Obra", (o Nome Mais Estranho que Chamaram o Tal Cocô); a Gente Só Vê Depois que Faz e a Diferença Entre as Pessoas, Não Está no Volume ou no Formato das Fezes que Elas Fazem! Está na Forma Como Usam a Descarga e o Papel Higiênico, Um na Frente do Outro.

domingo, 26 de janeiro de 2014

ASSIM

Frio,
É Vazio
Preenchido
pelo Frio
do Vazio
Preenchido
pelo Frio!

DISQUE 0800 666 0000

Hoje Tem Paredão do Big Brother e Eu Voto no Bial! Porque Tirando Eu do “Lado de Cá”, Esta Criatura É a Única Coisa que Destoa do Lado de Lá, do Programa que É a “Cara do Brasil”! Não É que o Bial Seja Chato! Deve Ser, Eu Não Sei; Mas É que Ele Não Combina com as Bundas Jovens que Rebolam no "Zoológico"! A Sua Parcimônia Não Sugere Ânimo para Assistir o Tal "Programa"e os Discursos (que Não São Dele e de Autoria Confusa e Desfocada) Nunca São Compreendidos pelos Brothers e pelas Sisters! Portanto, o Meu Voto Vai “para o Bial”! Espero que Ele Entenda! Não É por Desafinidade! É Porque o Paredão É Como a Eleição! O Voto É Obrigatório e Eu, que Não Tenho Imunidades; Também Preciso Votar!

SELFIE

Mais do Que Ver,
É Preciso Ser Visto!

O DEUS VERME

Profundissimamente Hipocondríacos, Nós Abusamos da Tabela Periódica! Nós Cloramos e Fluoretamos a Nossa Água, Iodetamos a Nossa Comida Cozida em Metais Pesados ou Assadas sob Chumaços de Gordura Decomposta. Saboreamos Glutamatos e Gordura Trans Artificiais Enquanto Abusamos do Cloreto de Sódio na Comida do Meio-Dia e das Glicoses e Aspartames do Resto do Dia Todo! Lambuzamos a Tal Carcaça nos Cremes e Aromatizantes para as Catingas Corporais e Engolimos as Nossas Cotas de Drogas Complexas e Placebos Regulatórios do Consumo do Nossos Corpos! Alimentamos-Nos de Organismos Transgênicos Sustentados por Glyphosphatos e Guardamos em Amiantos; Monóxidos Carbônicos e Clorofluorcarbonetos; os Nossos Corpos e as Nossas Comidas: Cardápio Final do Famigerado Deus-Verme, o Coitado “Operário das Ruínas, que o Sangue Podre destas Carnificinas”; Teme Muito Mais do Que Come e do que Erra; que Lhe Sirvam Não por Sorte Mas na Morte, Tão Somente o Legado, Desprezado; Contaminado... desta Terra!

A EQUAÇÃO DE DEUS

Multiplique a Fé pela Potência de Avogadro Inversamente pela Constante Gravitacional de Kepler Dividindo pela Quantia de Sete Vezes Setenta! Subtraíndo-Se o Famoso “Número de Homem”, o Resto; É da “Conta de Deus”!

SPECIES

A Minha Espécie É Diferente! Heteros e Reciprocamente Monogâmicos; Não Algemamos o Outro Tampouco Espoliamos! Apenas Doamos! Sorrimos com o Olhar, Olhamos Sorrisos! Só Sexamos na Mútua Certeza de Que Amamos e Devotamente! O Problema É: Será que Existe Alguém no Mundo ou Sou Eu que Sou Diferente?

MEDO SUPREMO

Do Que Você Mais Tem Medo?
De Amar ou Ser Amado?

TEORIA DA FIDELIDADE

Não Se É Fiel Apenas pelo Outro!
Tampouco Porque Se Ama!
Fidelidade É a Crença Imperativa num Compromisso Seja Consigo, Seja com o Outro!
Mas em Relacionamentos, a Base da Fidelidade É a Bastante Monogamia!
Sem Ela, Não Há Crenças, Ilusões ou Palavras Meigas que Sustentem,
Um Amor que Precisou Ser Juramentado e Embasado em "Provas de Amor"!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PEDAÇO DE BOLO

O Quê e Por Que Se Comemoram Aniversários?
Não Comemoramos Aniversários! Comemoramos a Pessoa Aniversariante!
Os Aniversários São Datas e Datas Existem para Demarcar Sistematicamente nos Nossos Calendários; os Ciclos da Existência!
Há Quem Goste Muito de Aniversários, Sobretudo o "dos Outros"!
É o Meu Caso!
Há Quem Não Goste e Há os Indiferentes!
Eu Me Classifico no Primeiro Grupo, na Classe dos Curiosos, Sub-Tipo dos Forevers Alone!
Gosto das Festas Porque Nunca Faço a Minha!
Quando Garoto, Aniversariante das Férias, Eu Nunca Tinha Amigos do Bairro ou Colegas de Escola Disponíveis e Eram os Priminhos que Salvavam a "Festinha" Quando Tinha!
Por Isso, Sempre que Eu Ia às Festas Alheias, Eu Ficava Imaginando Como Seria a Minha que Nunca Teve!
Hoje, que Recebo Congratulações Até do Cadastro Eletrônico da Imobiliária; Eu Festejo a Vida com os 03 Presentes Mais Lindos que a Vida Poderia Me Dar, Mas Ainda Me Falta Algo!
A Fatia de Bolo "pra" Oferecer Quando a Galera Cantar, Depois dos "Parabéns":
-"Com Quem Será?"

EDIÇÃO 2014

Eu Fui Criança, Rapaz e Homem! Hoje Sou Maduro! Eu Fui Aluno e Hoje Professor! Já Fui Piauiense, Paraibano, Cearense! Hoje, Cidadão do Mundo! Já Fui Empresário, Empregado, Servidor! Hoje, Sou Lutador! Já Fui Casado! Hoje, Sobrevivente! Já Fui Dono, Escravo e Mendigo! Hoje, Sou Só o Meu Coração! Essa É a Nova Edição de Mim Mesmo, para Mim e para o Mundo!

EGO

Segundo a Minha Mãe, Minha Testemunha de Vida; Eu Nasci Todo Enrolado (Até Hoje, rs) as 3:20 de uma Quarta-Feira Chuvosa Puxado pelo Fórceps! O Que Me Rendeu uma Eterna Claustrofobia e uma "Bela Moleira Mediúnica"! Capricorniano da Gema, Vivo Tentando a Montanha que Tantas Vezes Subi e Desci! Apaixonado pelo Conhecimento, Vivo uma Fé Confusa e Racionalista, Colecionando Conquistas e Derrotas na Busca do Que É Verdadeiro e Tem o Espírito da Verdade! Temeroso da Própria Espécie, Só Abro a Guarda a Quem Passa nos Famosos Testes Psicotécnicos Mas Confio Tanto que Perco as Conquistas por Não Saber Pedir, Apenas Doar! Quando Amo, o Topo da Montanha; Amo com Devoção Mas Não Consigo Ser Romântico e Dizer Palavras Lindas! Quando Luto, Destruo Estupidamente, os Elos e as Pessoas que Conquistei com Carinho e Dedicação! Eterno Boderline, Perco Mais do que Ganho em Pessoas e Bens e Consigo Viver com Muito Pouco, Embora Eu Precise Muito das Pessoas! Vivo Só, Sozinho e Solitário Mas Não Estou Vazio! Tenho Comigo um Zoadento Coração, que Espera Pacientemente a Sua Chance, Sagrada Chance; Trago Comigo um Sonho Bi-Decanato e Vivo pelo Prazer de Lecionar e Ensinar aos Meus Pupilos, da Mesma Forma que Cuido dos Meus Filhinhos; o Amor pela Vida e pelo Direito! Se Sou Feliz Assim? Não Sei! Só Sei que Sou Assim! Senão Não Seria Eu!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

JORNADA NAS ESTRADAS

Eu!
Indo e Vindo!
E Claro,
Fazendo Eu-Ísmos!

PROVA DE AMOR

O Amor Não Precisa de Provas...
Até Porque,
Quem Nele Crê,
Não Carece de Provas!
Mas Quem Não Quer Crer,
Não Há Provas que Resolvam!

LER O OUTRO

Ler o Outro É Mais que Conhecer!
É Surpreender-Ser!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SOBRE SUTILEZA DAS PALAVRAS

Senão É Amor,
Então,
É Liberdade!
Se Não É Amor,
Então,
Não É Liberdade!

AS CORES DAS LETRAS DAS CARTAS DE AMOR

As Cores que Eu Usei
no Papel que Eu Não Escrevi
Eram Flores que Enxerguei,
em Você Quando Te Vi!

domingo, 12 de janeiro de 2014

CHUVA DE BÊNÇÃOS

Chover É um Verbo Muito Massa! Primeiro Porque Chuva É uma Coisa, que É Objeto Mas Age Como Sujeito que Não É Pois Não Existe! Além Disso, Quando Chove, Sobretudo na Minha Terra, o Pingo É Grande e Gelado e a Chuva É Zoadenta e Molhada; Como o Meu Coração! Mas o Que É a Chuva? Para os Céticos e Técnicos É Mera Precipitação Pluviométrica! Para os Desesperados da Seca e do Calor, São Bênçãos do Senhor! Para Nós, É o Rio que Cai do Céu, Embaixo de Plumas de Mil Megatons e com Som de Tiranossauro Rex! Banhar de Chuva É Quase Tão Antológico Quanto Trepar nas Camas com Medo de Choque de Trovão e Não Há Sensação Melhor do que Aquela de Se Esconder, num "Siribolo de Gente Miúda" Embaixo dos Lençóis, Enquanto Se Testemunha a Grandeza da Natureza que Renova Tudo que Merece Viver, Inclusive os Nossos Sonhos, Quando Chove!

sábado, 11 de janeiro de 2014

EROS PHOBIA

"Eros Phobia" Eu Não Sei Se Existe (Enquanto Etiologia Médica) Mas na "Vera", Existe Sim! É a Aversão, Manifesta ou Latente, de Relacionar-Se ou Sentir Algo Parecido com o "Tals do Amor" Contra ou a Favor de Alguém, Ciente ou Não Desta Situação! Já Vi Isso numa "Ruma" de Gente Conhecida, Desconhecida e Pouco Conhecida! A Princípio, Eu Pensei que Fosse pelo Fato das Pessoas Não Saberem Nada "About the Love..."! Ninguém Sabe o Que É o Amor! Nem Eu que Não Sou Pessoa Sei! Porque Amor Não Se Sabe, Se Sente! Mas Isso É Outra Coisa! Isso É Desinforme Relacional! "Resolvível" com Doutrinas Sexuais Viciantes, Bastante Comuns em Pessoas Carentes com Baixa Estima! São os Famosos Relacionamentos DVDs que Não resolvem Muito! Na Prática, Depois dos Suados e Sôfregos 12 Segundos de Êxtase Sexual (Orgasmo), a Pessoa Deita, Vira e Dorme (DVD) e Quando Acorda, Passa o Resto da Vida Arengando! Isso Não É "Eros Phobia"! As Pessoas que Sofrem da "Eros Phobia", ou Sofreram Grave Rejeição Afetiva ou Foram Usurpadas pelo Vilipêndio das Relações Vampirescas (Síndrome da Cigarra e da Formiga) ou Nunca, Nunca Sentiram "the Loves in the Air"! Eu, "Cientificista" das Coisas Mundanas, Sempre Me Pergunto Qual a Vantagem do Amor e de Amar! Não Me Canso de Estudar este Jogo, que Ora É Lotérico, Ora É Estratégico; que Existe e Quando Existe, Está no Meio de Nós e Pode Ser Tudo ou Pode Ser Nada! Só Não Pode Ser: Fobia! Será que Eu Fui Claro?

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ENSAIO SOBRE O AMOR E O DESAMOR

Não Somos Nós que Amamos ou Desamamos! São os Nossos Sentimentos! Mas Somos Nós que Temos o Dever, para Nós e para a Outra Pessoa; de Assumir o Amor e o Desamor! Não Há Vergonha em Amar, Não Há Desonra em "Parar de Amar"! Portanto e Por Tanto, Nunca, Nunca Deixe de Falar os Seus Sentimentos! Nunca Deixe de Assumi-Los Olhando os Olhos da Outra Pessoa, com Coragem, Altivez e Honra! Ninguém Tem o Direito de Dar a Dor, Sorrir Dela e Enfim Desmerecê-La! Sobretudo Quando a Pessoa em Si, É a Dor!

BEIJO VIVO

Num Único Beijo de Amor,
250 Tipos de Bactérias São Curtidas e Compartilhadas,
nas Salivas e Saburras Amorosas!
Isso Também É Amor!

SOBRE O SANGRENTO PECADO DA SOBERBA RELACIONAL

Pior do Que Cuspir
no Prato que Comeu
ou Tanto Quis,
É Pensar que É o Prato Principal
Ou o Único!
Lembra-Te
de Que Se Tu Cuidas,
(e Ainda Cuida);
É Porque Ainda Te Pertence,
Aquilo que Já Foi Teu!
Ou Tanto Quis!

ACADEMIA DE CARNÍVOROS

Há Quem Prefira os Músculos Assados com Gordura e ao Fogo! Com ou Sem Costelas...
Outros, Adoram os Músculos com a Medula; Cozidos com Verduras em Molho Gorduroso!
Alguns Gostam Muito dos Músculos e Ligamentos Triturados e Fritados no Óleo de Gordura Vegetal e Servidos com Pão e Leite Solidificado!
Mas a Grande Maioria Gosta Mesmo, É dos Músculos Passados na Gordura Vegetal e Servidos com Rodelas de Cebolas!
Tirando os Malucos que Se Deliciam com as Vísceras e na Gordura,
a Grande Maioria Não Gosta Tanto Assim de Bovinos!
Eles Gostam Mesmo É de Músculos! E de Gordura!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

AOS 44

Aos 44 Eu Descobri o Que aos 43 Eu Tanto Escondi o Que aos 42 Eu Tanto Esperei o Que aos 41 Eu Tanto Fugi do Que aos 40 Eu Tanto Lutei do Que aos 39 Eu Tanto Amei! Aos 44 Eu Percebi que o Quê Eu Descobri Estava Escondido pela Espera de Algo que Mesmo Fugindo ou Lutando, Era o Quê Era e Nada Menos que Era o Que Foi e Não Foi! Dependendo de Como Se Pode Ver, Quando se Tem 44 Bons Motivos para Ser o Tudo Isso! E Saber Disso Não Foi Bom Não! Foi Ótimo!

POR DENTRO DE TI - CORES E DORES

Por Dentro de Ti,
Há Cores e Dores,
Há Mais que Rumores,
Há Mais que Amores,
de Homem e Mulher!
Há Pontes e Muros,
Há Claros Escuros,
Vazios e Furos,
no Corpo que Quer!
Há Felicidades,
Há "Des"Inverdades,
que Mais que Vontades,
Deseja Um Qualquer!
Há Sexo Sem Nexo,
Há Tom Desconexo,
Há o Arco Reflexo,
de Um Amor que Não É!
Há Mais que Lembranças,
Há Vãs Esperanças
de Amar com Bonanças,
Sem Pagar com Fé!

Por Dentro de Ti,
Há Um Ser ou Não Ser
de um Ser que Não É!

MATURIDADE CINQUENTENÁRIA

Considerando a Incômoda Hipótese que Eu Não Chego aos Oitenta e Oito, Eu Já Ultrapassei e Muito o Meio da Estrada, Marcada no Tempo, na Carne e nos Olhos! Mais que Isso, Eu Ultrapassei o P.R.S. (Ponto de Retorno Seguro) e Já Não Há Mais Caminhos "pra" Voltar! Só Ir! Mas aos "Quatro.Ponto.Quatro", a Gente Percebe que Finalmente Cresceu, Amadureceu e Aprendeu! Hoje, Liberto de Tantos Males Humanos (Claro que Não Todos), o Grande Presente da Vida, na Íntima Festa que se Avizinha, É a Certeza de que Existe o Amor, a Paz e a Felicidade! Não no Tempo, no Espaço ou em Pessoas! Mas em Deus e na Minha Forma de Ajudar o Próximo-Distante! Obrigado Meu Pai pelas Bênçãos Deste Direito de Lutar!

CABOCLOS NÃO TEM CAMINHOS PARA CAMINHAR

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

TIBERÍADES

Tu Comigo, Eu Contigo, Eu Consigo!

REPTILIANO

Eu Não Sei Dizer "Eu Te Amo"!
É Muito Difícil!
Eu Não Sei Ser Romântico!
É Esquisito!
Eu Não Sei Falar Palavras Bonitas!
É Complicado! E Soa Estranho!
Eu Só Não Entendo,
Porque Sou Tão Difícil,
Esquisito, Complicado e Estranho!
Mas Se Não Fosse Assim,
Não Seria Eu!
Dinossauramente Humano!

AMORES ROUBADOS

Ontem Eu Não Resisti e Assisti a TV! Estava "Todo Mundo" Falando na Mini-Série da Globo! "Amores Roubados" Não Trata de Amor Mas do "Seu Oposto"! O Desamor! Mas Não É Disso que as Pessoas Tanto "Tratavam" Quando Festejavam o Início da Mini-Novela! Era a Traição e a Infidelidade! As Pessoas Adoram Isto! Senão pelo Famosa Lei da Afinidade, Talvez pelo Simples Desejo Bizarro de Gostar da Traição (Infidelidade É Apenas 01 Tipo De...)! Herança Mórbida dos Áureos Tempos Angelicais "Imediatos e de Antes da Queda"! No Primeiro Capítulo de Dez, Eu Constatei 02 Casos de Traição e 03 de Infidelidade Conjugal Explicitamente Óbvios, Mesclados na Lascívia, Concupiscência; no Culto ao Ego, na Prepotência e na Negocialização dos Valores Humanos! Parabéns Rede Globo! Mais Uma Vez, Dormiremos Satisfeitos! Nós, Homens e Mulheres; Poderemos Realizar os Nossos Sonhos e Desejos Íntimos Mais Bem Guardados e Depois Dizer que Foi Show! O Show da Vida!

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

TEORIA DO GATO DE BOTAS

Quando a Moça que Vende Avon Me Ofereceu uns 03 Cremes de Limpeza Facial, Eu Perguntei a Ela Porque e Para Quê Tudo Aquilo! Ela Me Disse que Era "pra" Eu Ficar Bonito! Imediatamente Eu Percebi que Eu Não Era Bonito! (Agora Eu Sou Porque Eu Comprei os Produtos!) Disfarçando o Incômodo da Verdade, Eu Perguntei "e Por Que Eu Ia Querer Ficar Bonito?" -"Para Ser Aceito pelas Outras Pessoas!" Satisfeito Mas Não Saciado, Continuei a Arguição: -"e Para Que Eu Ia Querer Ser Aceito pelas Outras Pessoas?" -"Para Não Ser Esquecido!" Embora Não Seja Esta a Verdade Antropológica Existencial; Eu, Coagido pelas Forças Deterministas da Sociabilidade Relacional, Agora Uso Avon Mas Ainda Crente e Confiante, que Neste Mundo, (e Como Diria o "ZeCabaleiro"); Há Menos Beleza no Salão de Beleza! Afinal de Contas, Para Vencer e Se Dar Bem Neste Mundo Cruel; Não Basta Ser Gato e Ter Conteúdo, É Preciso Também, Ter Botas!

TREVAS E LUZES

"De Noite" Tudo Fica Mais Claro!
Iluminado, "às Claras"!
Na Noite Não!
Tudo São Trevas!
Assim o Mundo,
Assim as Pessoas!