sexta-feira, 31 de julho de 2015
TO BE OR NOT TO BE
Robôs Não Roubam Mas Também Não Dão! Não Brigam Mas Também Não Riem! Não Criticam Mas Também Não Cantam! Não Destroem Mas Também Não Constroem! Não Sexam Mas Também Não Amam; Não Olham Mas Também Não Veem, Não Desejam e Tampouco Querem! Não Morrem Mas Também Não Vivem; Não Dormem ou Tampouco Descansam; Não Rezam nem ao Menos Oram, Clamam, Pedem ou Agradecem! Isso Tudo Só Quem Faz é a Alma; Aqui e Agora e Neste Caso Humana; Que É! O Robô que Somos Nós, "Filhos do Carbono e do Amoníaco" Só Está! Eis a Diferença dos Significados do Verbo "to Be"!
TEORIA DO MIMIMI
Todos os Dias Eu Visito no Face as Pages dos "Grandes" Jornais e Revistas Nacionais que Nos Trazem "News" Geralmente Polêmicas ou Ecléticas! Claro que o Objetivo destes Posts é Mais os Likes e Compartilhamentos (que Geram Audiência) do que o Fórum de Debates, Geralmente Soberbo e Vaidoso como Nós! Mas uma Coisa é Muito Comum nestes Ambientes de Debates: o Mimimi! Mas o Que é o Mimimi? O "Mimimi" São os Argumentos ou Atitudes que Assumimos Seja com o Fim "Culpalizador do Outro" ou de "Autovitimização" em Relação a Qualquer Contexto Contrário ao Indivíduo que o Faz! Pode Ser Vocalizado em Lamúrias de Autopiedade ou Defendido em Estratégicos Argumentos de Deboche ou de Sarcasmo ou Até Mesmo, Interpretado no Fingimento do Suposto Recolhimento da Pessoa a uma Falsa Humildade! Os Mimimis São os Nossos Fakes da Vida que Praticamos, Seja por Auto-Engano ou Modus Operandi "Fulerage"! Mas os Mimimis (como Tudo) São Importantes e Todos Fazem Mimimi! Você Faz Mimimi e Não Assume! Eu Faço Mimimi e Assumo Porque Sei que "Quem Não Chora Não Mama" Mas Também Sei que Mimimi Demais, é Feio e nos Torna Vulneráveis ao Escárnio daquelas "Adoráveis" Companhias que Mesmo a Gente Sabendo que Não São; Precisamos Chamar de "Amigos" (os Falsos Amigos)! O Mundo Hoje está Tão Cheio de Mimimis que Está Confuso e Esquisito! Tem Mimimi das Cotas Raciais, Sexuais, Sociais; Mimimi da Dilma e do PSDB; das Calorias e da Novela; do Malafaia e do Boechat; do Vizinho e do Patrão; do Facebook e até da PQP que Nunca Se Importou e Agora Faz o Seu Próprio Mimimi! O Problema das Pessoas é que Elas Confundem e Pensam que Mimimi é Argumentar ou Contra-argumentar em Contrário! Isso é a Plena Defesa das Ideias e Não é Feio! Feio é Fazer Resmungo de Muxoxo Rabugento Só para Fingir uma Lamúria que Não Há para Barganhar Aceitação; ou Seja, Feio Não é Fazer Mimimi Mas Fazer o Mal Mimimi Porque Se Tem o "Mimimi do Mal" Também Tem o "Mimimi do Bem"! O Mundo Precisa de Debates e Discussões e Se Precisa de Argumentos, Também Há de Precisar do Mimimi Afinal de Contas; Se numa Conversa (de Qualquer Qualidade) Você Não Conseguir Convencer, Confunda e Se Não Conseguir Confundir; Comova! E Lembre-Se que Quando Nada Mais Puder Ser Dito ou Feito; Faça um Mimimi! É Melhor que Fingir um Desmaio e Você Pode Até Não Sair Ganhando Mas pelo Menos, Não Perdeu a Chance de Ficar Calado! E Agora, que Comece o Mimimi!
quinta-feira, 30 de julho de 2015
DEVOÇÃO
A Devoção é um Sentimento Estranho! Incompreensível ao Símio Antropoide que Superando a Mera Primatalidade Orgânica, Conquistou Status Se Não na Vida Real, ao Menos nas Redes Virtuais de Avatares! A Devoção Não Cabe na Vida Real, Não Se Encontra na Lógica Sistêmica do Mercado; Não se Compra, Não se Vende, Sequer se Compartilha! Diferente de Todos os Outros Sentimentos e Valores, Está na Mais Alta Plataforma Axiológica do Que é e se Pode Chamar de Corpo de Deus (eklesiah)! Muitos a Ritualizam, Alguns Poucos Solenizam! Independe da Crença, do Culto e da Doutrina! Se Prostrados, de Joelhos, em Pé ou Só Olhando; a Devoção está no Coração do Homem e é o Que Faz Dele, Mais que Humano! A Devoção Está na Fé, no Amor e na Imensa Capacidade de Acreditar e Sentir! Sem Ela, Não Há Fé e por Ela, Não Somente Alcançamos a Deus Mas Permitimos que Êle nos Alcance Porque é Ela que Abre pelas Portas da Fé; a Passagem aos Dois Lados; Perdida Quando Nós; Renegando o "Ser Espírito"; Nos Prendemos Carcereiros e Prisioneiros no nosso Próprio Calabouço Chamado "Eu"! A Devoção Não é para Pedir, Receber ou Agradecer! É para Sentir e para Amar! Não Consigo Pensar em Nada Mais Racional do que Isso para Explicar o Que é a "Devoção"! O Que Preciso Agora, "Pessoa que Quer"; é Sentir! Você Não?
quarta-feira, 29 de julho de 2015
GUMP
Quando Jeannie Questionou a Gump Se Ele Sentiu Medo no Vietnã; Ele Respondeu que "Sim, Sentiu Medo como em Tudo na Vida Mas Quando Via as Estrelas do Céu; Quando Via o Nascente no Deserto ou o Poente nas Montanhas; Todo o Medo Desaparecia Diante da Beleza!" Mais do que um Belíssimo Filme sobre Autismo; Forest Gump é um Imenso Recado a Todos Nós; Materialistas de Plantão das Coisas da Vida! Não Bastassem o Show de Teatralidade de Tom Hanks e o Texto Descritivo de Toda uma Vida; a Estória de Forest Gump Se Desenrola como as Outras Vidas de Outras Personagens; Tendo como Pano de Fundo a Própria História Americana! Gump; Eterno Garoto Parcialmente Autista e da Sua Forma Simples de Ver e Viver a Vida; Embora Estereotipada como Inocente e Tola; Nos Mostra que a Inteligência Não é o Principal Atributo do Ser Humano; Mas o Seu Coração! Não Precisamos Ser Tão Inteligentes ou Espertos para Sermos Felizes! Precisamos ao Menos Acreditar que Isso é Possível. Quando Jeannie Retrucou a Gump que Gostaria de Ter Estado Lá com Ele, Diante de Tanta Beleza; Ele Disse que Sim, que Ela Sempre Esteve! Diferente da Jeannie e de Nós; para Gump, o Que Importa é o Que e Quem Nós Levamos no Coração!
segunda-feira, 27 de julho de 2015
CONSELHOS DE AMOR
O Treco é uma Coisa "pra" Lá de Esquisita que Fica Fazendo um Negócio Estranho como Se Tudo Fosse um "Nada com Nada" Mas Deixa é Você "Assim Sei Não Mas Acho que Sei Lá" como Se Não Fosse Verdade que Se Você "Correr o Bicho Pega e Se Ficar, o Bicho Vai Te Comer"! Eu Se Fosse Você, Ia Assim Como "Quem Não Quer Nada" e Querendo Mas na Manha e Via Lá Se Vai Rolar o Zuzunzun ou Se é Só Zueira Troncha Mas Voltava Antes do Créu Virar Tranqueira Porque é Melhor um Treco sem Ter do Que Depois; Ter que Juntar os Cacarecos da Bagaça do Que Não Foi Mas Podia Ter Sido Coisado!
TEORIA DO AMOR DIFERENTE
Sim! Quisemos a Mesma Coisa Só que em Tempos Diferentes! Em Lugares Diferentes, de Modos Diferentes, de Formas Diferentes Mas Não com Resultados Diferentes! Diferentes Fomos Nós que Estando a Sós e Sentindo-Nos Sós; Procuramos o Diferente para Não Sermos Diferentes Pois Pensávamos que o Igual ao Diferente é Diferente Mas Não Vimos que o Diferente do Diferente; Podia Ser Amor! Por Isso Estamos Sós! Diferentes aos Diferentes de Nós; que São "Nós"!
sexta-feira, 17 de julho de 2015
TEORIA DO AMOR ESCRITO
O Amor Quando é Escrito é Amor de Quem o Escreveu,
Se Foi Lido ou Não Foi Lido,
o Amor Não Foi Vivido,
nem de Quem o Mereceu
e Sequer Foi Compreendido
por Quem Leu e Não Entendeu;
Pois Palavras Quando Escritas,
Não Expressam os Sentimentos;
Como São e Devem Ser!
São Grafias; São Finitas,
São Palavras, São Bonitas;
Mas Não Mostram nem Descrevem
o Valor que Tanto Servem
ao Querer Te Convencer!
O Amor Só é Amor
Quando Escrito e Quando é Lido
com a Alma em Atenção!
São Palavras do Olhar, do Sentir e do Escutar;
e Mesmo Quem Não Sabe Amar,
Sabe Ler o Coração!
Se Foi Lido ou Não Foi Lido,
o Amor Não Foi Vivido,
nem de Quem o Mereceu
e Sequer Foi Compreendido
por Quem Leu e Não Entendeu;
Pois Palavras Quando Escritas,
Não Expressam os Sentimentos;
Como São e Devem Ser!
São Grafias; São Finitas,
São Palavras, São Bonitas;
Mas Não Mostram nem Descrevem
o Valor que Tanto Servem
ao Querer Te Convencer!
O Amor Só é Amor
Quando Escrito e Quando é Lido
com a Alma em Atenção!
São Palavras do Olhar, do Sentir e do Escutar;
e Mesmo Quem Não Sabe Amar,
Sabe Ler o Coração!
quarta-feira, 15 de julho de 2015
POR DENTRO DE TI - SOLITUDE
Por Dentro de Ti Há Mais que Sistemas; Há Ossos e Gritos; Caroços; Conflitos; Há Muitos Dilemas;  Há Veias e "Canos";  Há Mil Desenganos,  Há Estratagemas! Há Mais que o Organismo;  Há um Ser que é Cruz que É Mais que Egoísmo;  Há Sede de Luz no Corpo-Sofismo do Ser que Se Ataca com a Carne que é Fraca e Vontade que Induz! Por Dentro de Ti Há Mais que Pulmões, Há Rins e Há Fins, Comiserações; Uretras; Bexigas; Invejas, Intrigas; Há Defecções! Há Doces Lampejos, Anelos Desejos de Querer Amar com Adoração! Por Dentro de Ti  Há um Ser em Você que Não Quer Partir; Há um Ser que é Não-Ser e é Só um "Sentir", Não Quer Te Deixar, Não Sabe Partir; Tem Medo de Amar e Não Quer Se Ferir; É Só Tu em Ti em Contradição... Querendo Esconder o Amor que Tu Sente e Faz Confusão! E Não Sabe Dizer,  Não Sabe Fazer a Declaração! Por Isso que em Ti Há Só o Sentir; Só Tem Solidão! Não Tem Nada Mais que Te Dê a Tua Paz ou Te Seja Capaz de Ser o e Bem Mais que o Teu Coração!
terça-feira, 14 de julho de 2015
TEORIA DAS MÃOS
Embora Seja o "Célebro" "the Big Boss" da Nossa História; São as Mãos que Fazem Tudo! "Mão", a Parte Distal dos Membros Superiores Humanos; Seja Destra ou Canhota, Una ou em Par e neste Caso; São as Grandes Responsáveis pela Construção do Mundo! Da "Mão que Balança o Berço que é a Mão que Governo o Mundo" (Ditado Mesopotâmico) Até as Mãos que "Oferecem Rosas, Pois São Mãos que Sabem Ser Generosas" (Música Cristã); as Mãos Exercem Inúmeras Funções desde a Primatalidade do Homo Habilis Até a Libras (Língua Brasileira dos Sinais); Passando é Claro pelas Mãos para Leitura das "Ciganas e Quiromantes" Até as "Mãozinhas Chifradas Engraçadas" do Rock'Roll! As Mãos que Constroem São as Mesmas que Destroem Assim como a Mão que Dá é a Mesma que Tira! Mãos Leem (pelo Braille), Sexam (Você Sabe Aonde); Sentem e Olham (pelo Tocar) e Nestes Tempos da Era Digital; Se Comunicam (pelos Smartphones). As Mãos Tem Dedos (Falanges) e Unhas; Nos Identificam pelas Papilas Digitais e Parecem Ter Vontade Embora que Não Própria! Mais do que Meras Peças Anatômicas, as Mãos São Funcionais e Podem Tanto Ser Armas Quanto Ferramentas; Tanto Instrumentos da Mecânica Quanto Elos de Ligação entre Dois Corpos! Socialmente, São Utilizadas como Engrenagens das Etiquetas Relacionais que Vão Desde o Informal Cumprimento Social; Derivado do Primitivo Hábito dos Homens em Mostrar as Mãos Desarmadas em Sinal de Paz Até o Solene "Aperto de Mãos" que Sela o Pacto Contratual de Fé e Compromisso entre Partes! As Mãos São Elos Quando Nos Damos "as Mãos"; Seja em Par, em Casal ou em Conjunto! Ato Pleno de Comunhão, Conjunção ou União Assim como o Ato de Ajudar ao Próximo na Mão que Ajuda, Colabora, Coopera! Regras Essenciais para a Ascensão Humana ao Mundo Superior, Daquele que Teve as Mãos Cravadas pelo Amor às Mãos Fechadas dos Humanos Daqui da Terra! As Mesmas Mãos que Irão em Oblação, Clamar Perdão pelos Pecados da Alma; Feitos Manufaturadamente; "à Mão"!
DO AMOR QUE NUNCA VEIO
Por Que Você Não Veio?
Você Falou que Chegaria...
Eu Fiquei Aqui no Meio
Esperando sem Ter Paz na Calmaria!
Por Que Você Não Está?
Você Falou que Estaria...
Eu Fiquei Desesperando
sem Tem nem Como Falar!
Eu Fiquei Porque Pediu
e Me Ensinou a Esperar
Resignadamente...
Não Falou que Isso Era Amar,
Só Aprendi o Demorar
da Agonia de Esperar;
Pacientemente!
Você Falou que Chegaria...
Eu Fiquei Aqui no Meio
Esperando sem Ter Paz na Calmaria!
Por Que Você Não Está?
Você Falou que Estaria...
Eu Fiquei Desesperando
sem Tem nem Como Falar!
Eu Fiquei Porque Pediu
e Me Ensinou a Esperar
Resignadamente...
Não Falou que Isso Era Amar,
Só Aprendi o Demorar
da Agonia de Esperar;
Pacientemente!
segunda-feira, 13 de julho de 2015
terça-feira, 7 de julho de 2015
O CARA
E Agora Eu Vou Falar Mais que "aos Miseráveis"... 25 Anos Atrás Morria um dos Maiores Poetas da Música Brasileira, Agenor de Miranda Araújo Neto; Ícone Não Preferenciado de uma "Geração Urbana" Rock'Roll que Se Autodenominava "Plebe Rude" e Viajou Geral nas "Asas" de um "Barão Vermelho" a Mais de Mil "RPM"s e Tudo ao Lado Dele; Fazendo "Bete Balanço" e Claro, como Ele, de um Jeito Completamente "Exagerado"! Carioca Pirado da Gema, Seu Nome Oficial e Desconhecido Foi Dado em Homenagem ao Seu Avô Paterno pela Sua Avó, que Depois o Rebatizou pelo Nome "Oficializado" que Todos Conhecemos: Cazuza, que Segundo os Antigos, Significa "Menino Danado"! De Fato Cazuza Fez uma Enorme Danação nos Palcos da Vida e da Música e Ensinou ao Mundo que o "Nosso Amor a Gente Inventa"; que o "Brasil" Deve Mostrar a Sua Cara e que Todo Brasileiro Precisa de uma "Ideologia" para Viver Mas como o "Tempo Não Para", nem para Mim e nem "pra" Ele; Cazuza Se Foi Não sem Antes de Mostrar o Que Tinha por Dentro! Inconsequente com Tudo e com Todos, Inclusive com a Própria Vida; Teve a Cara e a Coragem de Mostrar em Público, Mais que a sua Finitude pela AIDS ou a sua Dor de Viver; a Tristeza de Morrer (como Todo Brasileiro) de "Azul e Amarelo"! Como Rauzito e Cássia Eller; Cazuza Morreu Antes do Tempo Mas "Fez Parte do Meu Show"! Com Frejat; Cazuza nos Ensinou que o Poeta Nunca Morre, Só "Vai ao Inferno (da Dor) para Nos Mostrar como É"! Na Práxis da Vida; Eu Aprendi Muito com Cazuza! Eu que Pensei que "Só Eu que Podia Dizer em Tua Orelha Fria Segredos de Liquidificador"; Aprendi que "Solidão a Dois e de Dia; Faz Calor e Depois Faz Frio"; que "o Nosso Crime Não Compensa e Somos Iguais em Desgraça" Mas o Melhor de Tudo Foi Poder Perceber que a "Piscina de Muita Gente (que a Gente Gosta) Está Cheia de Ratos"! Eu Sempre Lamento pela Atual Geração Sertaneja Universitária de um pseudo-Forró Completamente Desestilizado que Não Conheceu a Obra de Cazuza da Mesma Forma que Me Comisero com a Pretérita, que Mesmo Tendo Escutado Cazuza; como Sementes Mal Plantadas que Já Nascem com Cara de Abortadas; Não "Viu a (Própria) Luz e nem Iluminou as suas Minicertezas e Hoje Vive Contando Dinheiro (e Vantagens) e Nunca Muda Quando é Lua Cheia"! Eu Sei que Não Dá "pra" Ser como Cazuza, nem Ele Conseguiu; Mas pelo Menos; Dava para Tentar Se Olhar no Espelho da Alma e Tentar Melhorar como Gente, "sem Ter que Usar de Tanta Educação "pra" Destilar Terceiras Intenções"! Resignados, com Certeza Deixariam de Lado as suas "Metralhadoras Cheias de Mágoas" e Mais Humildes, Poderiam Enfim Dizer para Si e para o Mundo: -"Eu Sou o Cara!" É Difícil, Quase Impossível nesse Mundo de Vaidades das Vaidades Mas é Possível. Basta Querer! Mas Quem Tem Coragem de Ouvir Amanhecer o Pensamento? (Aquele) Que Vai Mudar o Mundo com os Seus Moinhos de Vento?
quarta-feira, 1 de julho de 2015
ESTAÇÃO DAS ESPERAS
Não Vem Porque Não É...
Não Vem Porque Não Há;
Não Vem Porque Não Quer,
Não Há Por Quem Esperar!
Não Vem Porque Não Vens,
Não Vem e nem Virá;
Quem Vai e Vem São "Trens";
Quem Fica é o Desejar!
Por Isso que Não Vem,
Mas Sei que Vai Chegar;
Um Amor um Tal de "Alguém"
um Amor que Me Quer Bem
um Amor "a Esperar"!
Mas desta Estação
de Ingrata Expiação
Eu Só em Solidão;
Me Surge a Indagação
do Olhar e Coração:
Será Se é Tu ou o Trem
ou Eu Quem Vai Chegar?
SAUDADE
É o Encontro da Lembrança com a Vontade;
do Passado com o Desejo...
Sentimento Antiquado sem Idade
Tentativa Consumada em Lampejo
de Se Crer no que é a Ficta Realidade!
A Saudade Não Existe! Só Insiste...
Somos Nós que Quando a Sós;
e ao Sentir o Inexistir;
Vivenciamos e por um Triz a Mais Feliz:
Impossibilidade!
do Passado com o Desejo...
Sentimento Antiquado sem Idade
Tentativa Consumada em Lampejo
de Se Crer no que é a Ficta Realidade!
A Saudade Não Existe! Só Insiste...
Somos Nós que Quando a Sós;
e ao Sentir o Inexistir;
Vivenciamos e por um Triz a Mais Feliz:
Impossibilidade!
Assinar:
Comentários (Atom)













